SKY News

News Farma
Published in 16/10/2018

SKY Meeting garante atualização em cirurgia bariátrica e de trato digestivo alto a estudantes e jovens especialistas

 

 

A primeira edição do SKY Meeting – Surgical Knowledge for the Youth vai ter lugar no próximo dia 24 de novembro, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), como resultado de uma inciativa da Associação de Estudantes desta instituição (AEFMUP), com a colaboração do Dr. Hugo Santos Sousa, cirurgião-geral do Hospital de São João e docente da FMUP. O curso dirige-se a estudantes, internos do ano comum e de formação específica e jovens especialistas. Cirurgia bariátrica e de trato digestivo alto são os temas em destaque.

 

Ao longo do dia de formação, os participantes vão aprender a técnica em todas as suas vertentes, tendo em conta a evolução tecnológica e o crescente aumento registado na precisão e na eficiências clínicas.

Para tal, vão estar presentes reconhecidos nomes da especialidade, nacionais e internacionais, reunindos em palestras e workshops.

“Obesity: can the gastroenterologist support or even substitute the surgeon?”, “Minimally invasive gastrectomy: think big, do it minimally… is it the same?”, “Complications, a new paradigm: stents and endo-sponge… a surgeon’s saver?” e “Single anastomosis surgeries… simpler is better?” são algumas das sessões previstas no programa.

Just News
Published in 22/10/2018

SKY Meeting no Porto: «um congresso de cirurgia para jovens»

 

 

O auditório do CIM – Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acolhe, no próximo mês, a 1.ª edição do SKY (Surgical Knowledge for Youth) Meeting. Hugo Santos Sousa, presidente da Comissão Organizadora, explica tratar-se de “um congresso de cirurgia para jovens“ que, desta vez, irá associar a Cirurgia Geral à Gastrenterologia, mas que, no futuro, “pretende abarcar várias especialidades”.

O cirurgião do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) conta que o desafio foi-lhe lançado pelos elementos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), alguns dos quais já tinham sido seus alunos.

“Inicialmente, a ideia era organizarmos um congresso de cirurgia minimamente invasiva, mas cedo pensámos em transformá-lo em algo mais abrangente e transversal”, relata o também assistente da FMUP.

Hugo Santos Sousa explica que o mote para a reunião foi “transmitir o conhecimento e o gosto pelas especialidades cirúrgicas às gerações futuras”, uma máxima que o marcou durante o seu percurso, nomeadamente pelas experiências que foi tendo no estrangeiro onde, durante o período da sua formação, cirurgiões tiveram a preocupação de lhe transmitir o que sabiam.

“Com a irreverência dos jovens surgem inovações”

“O céu é o limite”, diz, fazendo um paralelismo com o nome do evento: SKY. “Aliada à irreverência dos jovens e ao conhecimento dos ´experts`, podemos avançar, fazer cirurgias mais complexas com diferentes abordagens, nomeadamente cirurgia minimamente invasiva”, considera.

O evento dirige-se, fundamentalmente, a alunos, internos do Ano Comum e internos de Especialidade, “bem como especialistas com espírito jovem que queiram aprender ou estar em contacto com os jovens”.

“Considero que com a irreverência dos jovens surgem inovações. Acho que eles têm que ser o nosso motor”, sublinha, desenvolvendo que na investigação que faz se baseia muito nos alunos, na orientação de teses e na aposta nos internos.

Programa contempla diversas tipologias de sessões

A reunião arranca com uma intervenção intitulada “Ser professor… é ser lembrado para o futuro”, onde Sobrinho Simões, patologista e investigador, será homenageado por uma das suas “discípulas”, Fátima Carneiro, recentemente distinguida com o prémio de patologista mais influente do mundo, título que, curiosamente, já fora atribuído anteriormente a um outro português, precisamente Sobrinho Simões.

Terão lugar duas sessões plenárias, uma sobre cirurgia bariátrica e outra sobre patologia digestiva alta, “em que serão abordados vários temas em diferentes perspetivas, quer por cirurgiões, quer por gastrenterologistas”.

As mesmas áreas serão focadas também em duas Keynote Lectures, por “dois convidados internacionais de renome a nível mundial nestas matérias”.

O programa contempla igualmente vários workshops, focando temas diversos, desde a sutura à laparoscopia, em diferentes áreas cirúrgicas, bem como sessões paralelas, onde será feita a discussão de acordo com três binómios – vídeos/casos clínicos; Cirurgia Geral/Gastrenterologia; patologia digestiva alta/obesidade.

O encontro, agendado para dia 24 de novembro, terminará com uma cerimónia de encerramento, na qual será entregue o prémio ao vencedor de um concurso de fotografia que vai ter lugar durante o evento.

As inscrições serão abertas esta quarta-feira, 24 de outubro, havendo, por uma questão de logística, 250 vagas para alunos e 100 para internos e especialistas.

Além de Hugo Santos Sousa, a coordenação da Comissão Organizadora está a cargo de Benedita Viana, Catarina Relvas, Inês Brás e José Miguel Azevedo, estudantes da FMUP e elementos do Departamento de Investigação, Formação e Ciência da Associação de Estudantes.

 

Bwizer
Published in 11/10/2018

SKY Meeting: o futuro hoje (2018)

 

O SKY (Conhecimento Cirúrgico para a Juventude) Meeting: o futuro hoje! Esta 1ª Edição abordará as técnicas minimamente invasivas em bariatria e GI superior e decorrerá no dia 24 de novembro na CIM-FMUP.

O SKY Meeting é um congresso subordinado ao tema da Cirurgia Minimamente Invasiva. Com o futuro sempre em mente, visa reunir a irreverência da juventude e o conhecimento dos especialistas, enriquecendo e revolucionando a esfera cirúrgica ao longo de várias gerações.

Entre os participantes encontrar-se-ão estudantes de medicina, estagiários, residentes, jovens especialistas e médicos mais séniors. Todos terão a oportunidade de participar em palestrasministradas por cirurgiões de prestígio e experiência e também participar de sessões paralelas e workshops com um conteúdo mais prático. Posteriormente, este congresso permitirá que seus participantes entrem em contato com desenvolvimentos pioneiros em técnicas de Cirurgia Minimamente Invasiva, assim como esclarecer as suas dúvidas e deixar suas sugestõessobre este campo.